Software para restaurante / Food
- automatisolucoes
- 18 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

Neste artigo iremos abordas as opções de trabalho utilizadas pelos restaurantes.
Não há uma definição correta de como um restaurante deve trabalhar em questão de sistema, pois depende do fluxo, equipamentos e layout do estabelecimento.
A maneira mas comum é:
O cliente se serve e paga na saída, a consumação é efetuada em uma comanda de papel pelo atendente,
O cliente se serve ou escolhe o prato e já efetua o pagamento (mais utilizado no caso de praça de alimentação), e recebe ou não um número de pedido,
O estabelecimento fornece uma comanda, ou efetua o controle pelo número da mesa, onde o pedido é cobrado na saída, seja na própria mesa ou no balcão. Neste caso o garçom lança o pedido em um computador (estação) ou via uma celular ou na própria máquina de cartão. Os pedidos podem ou não ser enviados automaticamente a um computador na cozinha, ou diretamente o mesmo é impresso na mesa. Necessário que a rede Wi-Fi seja estável e com um ótimo alcance,
Utilização de terminal Totem, onde o cliente efetuar o autoatendimento, porém o estabelecimento possui um balcão para recebimento dos pedidos.
Alguns estabelecimentos como no primeiro caso para gerar uma agilidade ao cliente faz a cobrança e só lança a venda no sistema caso o cliente desejar a nota com ou sem cpf naquele momento, em outros casos ao final do expediente o proprietário lança as vendas posteriormente, porém isso demanda um tempo maior para fechar o caixa e finalizar o expediente. É recomendado lançar cada venda asism que o cliente for efetuar o pagamento, pois caso a forma de pagamento seja na máquina de cartão, enquanto a mesma efetua a transação o operador já efetua o lançamento da venda.
Segue links relacionados a parte food (restaurante):



Comentários