top of page

O que é IGP-M ?

automatisolucoes

Atualizado: 29 de mar. de 2024

IGP-M significa Índice Geral de Preços – Mercado. Ele compõe uma “família” de índices criada no final dos anos 1940 para medir a movimentação dos preços no país em diferentes atividades – e em etapas distintas do processo produtivo.


O IGP-M, sigla para Índice Geral de Preços – Mercado, é calculado e divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE/FGV) e era usado como indexador em contratos de aluguel, deserviços, equipamentos, daí vem seu apelido de inflação do aluguel.


Este guia produzido pelo InfoMoney vai explicar como ele é calculado e mostrar quais são os impactos que pode ter no seu bolso.


Investidores iniciantes podem sentir confusão ao se deparar com a quantidade de siglas usadas no mercado financeiro. Algumas delas são nomes de ativos. É o caso de CDB, LCI, CRA. Já outras fazem referência a indicadores, como CDI, IPCA e, claro, IGP-M.


O que é IGP-M?

IGP-M significa Índice Geral de Preços – Mercado. Ele compõe uma “família” de índices criada no final dos anos 1940 para medir a movimentação dos preços no país em diferentes atividades – e em etapas distintas do processo produtivo.

Dessa forma, o IGP poderia ser usado como um indicador do nível de atividade econômica abrangendo desde o custo de materiais, equipamentos e mão de obra até gastos com alimentação, transporte e recreação sob o ponto de vista dos produtores e dos consumidores.


Como o IGP-M é calculado?

O IGP-M é calculado a partir de outros três índices de preços, cada um com um peso diferente: o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que corresponde a 60% do cálculo do IGP-M, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor), com peso de 30% e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), com 10%.


Qual é o impacto do IGP-M no seu bolso?

Embora o IGP-M não seja um índice próximo do mercado, já que tem boa parte de seu peso atrelado aos custos de produção, esse índice pode ter sim um impacto muito direto no bolso das pessoas. Isso porque o é este um dos indexadores mais utilizados em contratos para o reajuste anual nos preços de alugueis.

Dessa forma, que vive em um imóvel alugado pode já ter se deparado com o impacto do IGP-M depois de passado um ano de contrato. Por isso, o IGP-M acabou ganhando o apelido de inflação do aluguel.


Mas este indicador também pode ser usado como a taxa determinada para reajustes em outros contratos como de fornecimento de energia elétrica, mensalidades de escolas e universidades, seguros e até planos de saúde.Ressalvas, extras. São poucas as empresas que abrem mão de aplicar o índice anualmente uma vez que este valor quando não repassado se torna um prejuízo ao prestador de serviço, pois seus custos aumentam, sejam em transportes, funcionários, manutenção, aluguel, serviços, licenças e produtos. Mas se o atendimento é bom, a empresa maleavel, porque não aceitar, correto. O que acontece em alguns casos, é o responsável do estabelecimento entrar em um acordo para que o prestador possa "dar um desconto" por um determinado período, algo que raramente acontece. Imagine o prestador chegar no estabelecimento e qurer adquirir o produto sem o "reajuste", essa seria a lógica, por isso o mais sensato é, caso o reajuste seja alto, pedir um desconto, e assim chegar a um acordo.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

©2019 por automatisolucoes.sat. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page