NOBREAK: o que é, vantagens, proteções e muito mais
- automatisolucoes
- 23 de nov. de 2023
- 4 min de leitura

O que é nobreak
O nobreak é um equipamento que protege e mantém em funcionamento dispositivos eletroeletrônicos em situações de oscilação ou ausência da rede elétrica. Possui, também, um sistema de estabilização inteligente para evitar queima e o mau funcionamento dos aparelhos.
Para entender melhor, considere o nobreak como um equipamento formado por um protetor eletrônico, estabilizador e bateria.
Na medida em que aumentamos o uso de dispositivos eletrônicos com fins de entretenimento, segurança e trabalho, é preciso tomar ações para protegê-los e manter seu funcionamento diante de qualquer problema com o fornecimento de energia elétrica. O nobreak é o equipamento ideal para isso.
Também chamado de UPS (Uninterruptible Power Supply ou, em português, Fonte de Energia Ininterrupta), o nobreak faz a alimentação dos dispositivos a ele conectados, e atua como regulador de tensão e protetor eletrônico.
Neste post, saiba o que é nobreak, quais os tipos disponíveis, vantagens, proteções oferecidas, onde usar e como escolher o melhor modelo para você. Acompanhe! Por contar com bateria interna ou externa, os nobreaks impedem o desligamento inesperado dos itens conectados, o que ainda contribui para preservar a vida útil dos equipamentos e a disponibilidade de tempo para você salvar seus arquivos, finalizar alguma outra atividade importante ou manter equipamentos críticos em funcionamento, por exemplo.
Os nobreaks são fáceis de instalar e mais econômicos se comparados à soluções como geradores de energia. Há modelos indicados para dispositivos mais sofisticados e para os mais simples, usados em casas, condomínios, empresas e comércio.
Variam também de acordo com a capacidade de autonomia e potência, e algumas versões permitem a instalação de uma ou mais baterias externas para ampliar o tempo de uso de um aparelho ligado ao nobreak. Confira os principais tipos de nobreak a seguir. Tipos de Nobreak
Os nobreaks se diferem segundo o modo de interação com os aparelhos conectados – interativo ou online – e pelo formato de onda elétrica produzido – senoidal ou semissenoidal (retangular).
Nobreak interativo
O nobreak interativo é assim chamado porque aciona a bateria interna após detectar um problema na rede elétrica. Uma vez detectado, o nobreak atua, alternando do modo Rede de operação para o modo Bateria, que permanece ativo enquanto a rede elétrica estiver fora dos parâmetros adequados de energia. Essa mudança entre os modos de operação pode durar até 8ms, mas por ser imperceptível para a maioria dos equipamentos, eles continuam funcionando normalmente, sem desligar. Os modelos interativos estão disponíveis em dois formatos de onda: semissenoidal (retangular) e senoidal.
Senoidal
O nobreak senoidal – que pode ser tanto interativo, quanto online – é capaz de compensar variações de tensão e entrega onda de forma senoidal no modo Bateria. Esse modelo é indicado a equipamentos sofisticados, de alto desempenho ou sensíveis a variações no formato de onda, como servidores, workstations, PCs gamers e computadores dotados de fontes com função PFC.
Semissenoidal
O nobreak semissenoidal – ou senoidal por aproximação – compensa as variações de tensão da rede elétrica e entrega onda no formato retangular no modo Bateria. É indicado a eletrônicos simples, como TVs, desktops, roteadores, switches, câmeras, entre outros equipamentos. Como escolher o nobreak ideal
Na hora de escolher o equipamento nobreak ideal para o seu cenário, além de verificar a tensão adequada – 220 V ou 120 V – considere esses três pontos fundamentais:
Quais e quantos dispositivos estarão ligados ao nobreak?
Qual a potência do(s) equipamento(s) que você deseja conectar ao nobreak?
Quanto de autonomia você quer? Acessar Calculadora de autonomia Nobreaks Intelbras https://calculadora-nobreaks.intelbras.com.br/
Por que importa saber quais e quantos equipamentos serão ligados ao nobreak?
Como você viu anteriormente, há tipos diferentes de nobreak no mercado: o interativo – semissenoidal e senoidal – e o online – senoidal. Devido às suas características, eles se aplicam a diferentes dispositivos.
O nobreak interativo semissenoidal é indicado para proteção de dispositivos eletrônicos simples, como:
Sistema de segurança;
Computador desktop;
Televisor e monitor;
Roteador e switch;
Videogame/Console;
Impressora jato de tinta;
Central telefônica e telefones;
Caixa registradora e máquina de cartão (PDV);
Home theater;
Controle de acesso.
O nobreak online e o interativo senoidal são indicados para proteção de dispositivos eletrônicos sofisticados, como:
Dispositivos com fonte PFC – Power Factor Correction – ativo;
Servidor e data center;
Computador de alto desempenho;
PC Gamer.
Após definir os equipamentos que serão conectados, é preciso analisar se essa quantidade se adequa ao nobreak pretendido. Por quê? Bom, é dessa maneira que você vai conseguir saber a potência total.
Qual a importância de conhecer a potência dos dispositivos?
Os modelos de nobreak possuem capacidades diversas de potência – quantidade máxima de energia possível de fornecer aos dispositivos conectados. Sabendo isso, você será capaz de dimensionar seu nobreak.
Para que um equipamento garanta o fornecimento de energia contínua a todos os dispositivos, sua potência não pode ser inferior à soma das potências destes. O ideal é que a potência do nobreak seja 30% superior à potência total dos dispositivos conectados a ele. A potência real, descrita em watts (W), é a que deve ser considerada no dimensionamento.
E a autonomia?
A autonomia deve ser calculada porque se refere ao tempo que um nobreak consegue manter os dispositivos ligados apenas com a energia da bateria em caso de blackout. Vale lembrar que alguns modelos possuem conexão para bateria externa, o que aumenta a autonomia.
Cada equipamento possui seu próprio tempo de autonomia e para calculá-la você pode utilizar nossa calculadora. Informe a potência total – em watts – dos aparelhos que serão conectados e tenha acesso ao valor aproximado de autonomia que o modelo de nobreak vai fornecer. Conclusão
O nobreak pode preservar a vida útil de um dispositivo, evitar a perda de seus dados e garantir a continuidade do seu trabalho e entretenimento e de sistemas de segurança. Portanto, investir num modelo deste equipamento é garantia de mais tranquilidade para você.
Pronto para investir no seu nobreak? Conheça melhor os modelos Intelbras!
Comments