Fonte: Microsoft (a fabricante do Windows) https://support.microsoft.com/pt-br/windows/limpeza-de-disco-em-windows-8a96ff42-5751-39ad-23d6-434b4d5b9a68
A limpeza de disco lhe permite localizar esses programas, ver quanto espaço em disco eles usam e removê-los para liberar espaço no disco rígido.
Para excluir arquivos temporários:
Na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite limpeza de disco e selecione Limpeza de Disco na lista de resultados.
Selecione a unidade que você deseja limpar e selecione OK.
Em Arquivos a serem excluídos, selecione os tipos de arquivo a serem removidos. Para obter uma descrição do tipo de arquivo, selecione-o.
Clique em OK.
Se você precisa liberar mais espaço, também pode excluir arquivos do sistema:
Em Limpeza de disco, selecione Limpar arquivos do sistema.
Selecione os tipos de arquivo a serem removidos. Para obter uma descrição do tipo de arquivo, selecione-o.
Clique em OK.
Observação: Se você observar que a pasta Temp é preenchida rapidamente após a execução da Limpeza de Disco, consulte Erro de Espaço em Disco Baixo devido a uma pasta Temp completa.
Para obter mais informações sobre como liberar espaço no computador, consulte Liberar espaço de unidade em Windows. Abaixo segue procedimento para o Windows 7 com imagens: Fonte: Techtudo https://www.techtudo.com.br/listas/2022/10/como-deixar-seu-pc-mais-rapido-sem-instalar-nada.ghtml Seu PC está fraco e lento? Confira dicas de como otimizar as funções para deixar os recursos mais rápidos, sem precisar instalar nada no computador 1. Limpeza de disco/cache
É recomendada uma limpeza frequente no sistema do computador, já que durante o uso e acesso à Internet ele acumula arquivos temporários, cache, relatórios de erro ou mais inúteis, que podem lotar o espaço interno sem você perceber. No Windows, há uma ferramenta nativa para esse processo.
Para acessar, clique no menu iniciar, selecione “Acessórios” , “Ferramentas do sistema” e depois “Limpeza do Disco”. Após a análise, marque os itens que deseja limpar e conclua em “Ok”. Observe que cada item mostra o espaço ocupado no PC. 2.Desfragmentação de disco
Os usuários também podem fazer uma desfragmentação de disco para que o sistema fique mais fluido. O processo junta elementos soltos no sistema e “organiza” os dados para que na hora do clique tudo responda da melhor forma. Feche seus programas antes do procedimento. O processo também é nativo do Windows: acesse o menu Iniciar, selecione “Acessórios”, “Ferramentas do sistema” e por fim “Desfragmentador de disco”.
Inicie o processo por “Analisar Disco” e, após a conclusão, selecione “Desfragmentar Disco”. O recurso pode demorar algumas horas para concluir, sendo indicado deixar rodando durante a noite, por exemplo, sem movimentações no sistema. Depois, reinicie o computador. Outra dica é verificar programas que iniciam junto com o Windows assim que o computador é ligado, para isso entre em contato conosco que iremos auxiliar, fique tranquilo este tipo de serviço não tem custo. Dúvidas, estamos a disposição.
Comments