top of page

Climpagem de cabo de rede

automatisolucoes

Os cabos de rede diferente do que muitos imaginam, possui um tamanha mínimo e um tamanho máximo recomendado para seu perfeito funcionamento, recomenda-se que o cabo possua uma metragem mínima de 30cm e máxima de 100 metros, caso extrapole esta medida, o recomendado é a utilização de um HUB / Switch, por exemplo. Não só computadoes são conectados via cabos de rede, impressoras de escritório com conexão ethernet, impressoras nã fiscasis de automação comercial, teclados, micro-terminal, video-game entre outros produtos. Alguns tipos de cabo como o manga utilizado em impressoras, perdem comunicação quando muito extenso, o que não acontece com o cabo de rede que pode chegar até 100 metros. Com o avanço das novas tecnologias conseguimos desenvolver sistemas de internet sem fio para redes residenciais e empresariais, mas mesmo assim em determinados casos nos deparamos com a necessidade de utilizarmos os cabos de rede em computadores ou locais sem rede wi-fi disponível.


O mundo tecnológico está em constante inovação e aperfeiçoamento, no passado quem tinha internet em casa e precisava rotear para mais de um computador, havia um discador de um provedor de sserviço, havia horários que a utilização de internet era mais barata, eram distribuidos CD"s da AOL (America Online), por exemplo. Deve lembrar que haviam fios azuis atravessados por toda a casa dependendo de onde era instalado o computador, eram os chamados cabos de rede.

Com o avanço das novas tecnologias conseguimos desenvolver sistemas de internet sem fio para redes residenciais e empresariais, mas mesmo assim em determinados casos nos deparamos com a necessidade de utilizarmos os cabos de rede em computadores ou locais sem rede wifi disponível.

 

Transmissão de Dados

A importância destes cabos fazem com que reflitamos sobre os devidos cuidados que devemos ter com o mesmo, crimpar um cabo de rede significa confeccionar um cabo de ponta moldada com o intuito de melhorar a conexão e a comunicação entre periféricos de um mesmo cabo.


Como Climpar A Crimpagem de cabos é um processo que diferente dos demais conhecidos, necessita de um alicate próprio para execução deste serviço, o Alicate de Crimpar.

Em seguida, pegue seu estilete (ou o alicate de crimpagem) e corte o excesso de fiação, de modo que reste apenas cerca de 1,5 centímetros entre o final do cabo e o começo da capa externa.

Existem dois padrões que são os mais utilizados, são eles o padrão EIA/TIA 568A e EIA/TIA 568B, cada qual com suas características que nada se diferem quanto a seu desempenho ou qualquer outra característica física do cabeamento, a única diferença está na posição dos seus pares na hora de crimpar. A Crimpagem de cabos é um processo que diferente dos demais conhecidos, necessita de um alicate próprio para execução deste serviço, o Alicate de Crimpar torna possível através da pressão exercida sobre os pinos molda os terminais de cabos Cat-5 Cat-5e e Cat-6.


No Brasil a maioria das redes são montados no padrão 568A, porém em eventuais casos uma ligação diferenciada é necessária para o funcionamento de equipamentos que não possuam inteligência de chaveamento TX/RX, é o cabo conhecido como Crossover onde necessita-se de uma ligação direta entre TX e RX.

Para os casos nos quais torna-se necessária a utilização de um cabo crossover, seja para troca de dados entre computadores, que também é possível, seja para a comunicação de dados de rede, a Crimpagem deve ser realizada com uma das pontas no padrão 568A e outra no padrão 568B.

Padrão para Crimpagem

Cabo Direto: o cabo direto é utilizado principalmente para realizar a conexão entre HUBs Switchs e seu computador, interligando dois equipamentos com a capacidade de enviar dados sem uma troca simultânea entre os dois equipamentos. Para este modelo devemos realizar o mesmo padrão de Crimpagem em ambas as pontas.


Cabo Crossover: este modelo de cabo é conhecido pela comunicação direta para troca de dados simultâneos, geralmente utilizado para interligar dois computadores este tipo de cabo possibilita a troca de dados entre ambos, podendo ser utilizado para interligar também HUBs Switchs. Para este modelo devemos realizar diferentes padrões de Crimpagem em suas pontas, em um dos lados o padrão 568A e do outro 568B. Como saber se o cabo está bem feito/ climpado? Para isso existe o testador de cabo, as vezes um cabo pode ser climpado na sequencia certa, porém o dente do RJ, pode não terencstado com o metal no interior do cabo, impredindo assim a conexão correta do mesmo. A utilização do testador de cabo é bem simples, basta conectar as extremidades no testador e ligar o mesmo, o mesmo acenderá as luzes de 1 a 8 em sequencia caso estiver correta a climpagem.

Esperamento que este artigo tenha auxiliado o técnico de rede do estabelecimento caso necessário.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

©2019 por automatisolucoes.sat. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page