top of page

Cash back

automatisolucoes

Atualizado: 3 de jun. de 2024

Com o crescimento das compras feitas pela internet, empresas e bancos passaram a ofertar aos consumidores o serviço de cashback (palavra inglesa que literalmente significa "dinheiro de volta"). O objetivo é fazer os clientes acumularem uma espécie de crédito a partir da compra de alguns produtos e posteriormente ter esse dinheiro de volta - seja na conta ou como crédito para compra de outros produtos. Alguns estabelecimentos aderiram está ideía como maneira de fidelizar o cliente, garantindo o retorno do mesmo ao estabelecimento. Aqui no Brasil, empresas como Méliuz, Ame Digital, PagBank, Poup e PicPay são grades conhecidas pelos fãs do cashback. No fim desta matéria veráo que o SEBRAE diz sobre o CASHBACK. Fonte UOL noticias: https://economia.uol.com.br/guia-de-economia/cachback-o-que-e-como-funciona-vale-a-pena-e-mais.htm Quais são os tipos de cashback?

É importante ficar atento aos diferentes tipos de cashbacks. Alguns, por exemplo, permitem que você realmente receba o dinheiro de volta na sua conta. Já outros permitem apenas que o dinheiro fique armazenado em uma espécie de "carteira digital" que poderá ser usada para abater o valor de futuras compras. É importante ver o tipo de cashback em cada serviço para entender qual vale a pena para você.

Existe ainda o "cashback social". Este segundo contempla mais as empresas que querem mostrar o seu valor social aos clientes, pois ao invés de retornar parte dos gastos aos consumidores eles destinam a verba às instituições carentes. A pessoa pode indicar qual órgão ela quer ajudar, seja para crianças, idosos ou animais, e o dinheiro é transferido para o setor responsável.


Quem começou a aplicar cashback pela primeira vez?

A primeira empresa a trabalhar com o esquema de reembolso foi a Ebates, fundada em 1998 por ex-procuradores distritais. Anos depois, a empresa foi vendida para a empresa de comércio eletrônico japonesa Rakuten e hoje possui o nome Rakuten Rewards. Aqui no Brasil esse pioneirismo é dado à Méliuz. A empresa trouxe o conceito ao país em 2011 e passou a ser mais conhecida em 2019. O objetivo principal era implementar no mercado um modelo de recompensa mais vantajoso que os programas de fidelidade e pontos vigentes.

Como funciona o cashback? Algo que é necessário se atentar é que o cashback devolve parte do dinheiro gasto ao consumidor. Ou seja, nem sempre essa devolução será integral. Claro, existem exceções e algumas empresas podem te retornar 100% do valor.


Se as empresas devolvem o dinheiro, o que elas ganham com isso?

Não se engane achando que as empresas estão perdendo ao devolver parte do seu dinheiro. O cashback pode impulsionar, e muito, a visibilidade dos comércios que passam a anunciar em grandes plataformas que fornecem esse serviço. Sendo assim, elas conseguem atingir mais pessoas, que podem se tornar futuros clientes. Se o atendimento for bom e o usuário ver valor no serviço com o benefício extra de ter o dinheiro de volta, estes consumidores criam um vínculo de fidelidade com as lojas - o que pode, a longo prazo, trazer mais lucros do que prejuízos para quem faz a ação.


Cashback é seguro?

Como tudo que envolve dinheiro, é necessário checar tudo antes de se fazer qualquer transação financeira. Certifique-se sobre a credibilidade do site que estará usando e as porcentagens descritas de devolução. Outro ponto a se destacar é: controle os seus gastos. Não é porque a empresa está te devolvendo o dinheiro que você deve fazer compras absurdas que talvez nem precise. Calcule o preço e bônus ofertado para ver se realmente vale a pena.


Que sites, lojas e serviços costumam oferecer cashback?

Quando se fala em cashback, alguns sites são grandes referências no assunto. Entre eles, se destacam: Méliuz, Beblue, Ame Digital, My World, Mooba e Livelo. Este último é um programa de recompensas, mas que oferece o recurso de retornar seu dinheiro a partir do acúmulo de pontos. Além delas, PagBank, PicPay e Banco Inter, instituições financeiras, O que diz o SEBRAE? Aqui no Brasil, empresas como Méliuz, Ame Digital, PagBank, Poup e PicPay são grades conhecidas pelos fãs do cashback.

Mas isso não seria a mesma coisa que um desconto?

 

Não exatamente. Enquanto para o consumidor possa parecer mínima a diferença entre desfrutar de um desconto ou receber uma parcela de seu pagamento de volta após a compra, para o comerciante há vantagens bastante distintas ao oferecer o cashback como benefício em detrimento ao desconto. E a principal delas é a fidelização dos clientes. É claro que existe um custo para implantar este programa de benefícios, mas as vantagens fazem dele um ótimo investimento. E para implementar este tipo de serviço na rotina da empresa há uma variedade de soluções e sistemas, que se adequam às necessidades, à cultura e ao modelo de negócios de cada marca.

 

Nas grandes organizações, o cashback geralmente é realizado a partir de cartões de fidelidade ou aplicativos. Consequentemente empresas de um porte médio a grden que acaba investindo neste serviço. Fonte: https://www.sebraeatende.com.br/artigo/quais-vantagens-e-desvantagens-do-cashback-para-uma-empresa Esperamos que tenha tido uma ótima leitura.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

©2019 por automatisolucoes.sat. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page