Scandisk Windows 10
- automatisolucoes
- há 1 dia
- 2 min de leitura

O comando scandisk não existe mais nas versões recentes do Windows. Ele foi substituído pelo comando chkdsk. O chkdsk é usado para "tentar" verificar e reparar erros do sistema de arquivos do disco rígido e pode ser executado no Prompt de Comando.
Exite o procedimento com o Windows em executação e outro quando o computador é iniciado.
Matéria orignal Techtudo, clique aqui para ser direcionado.
O comando do Chkdsk (ou Check Disk) tem como função básica verificar a integridade do sistema de arquivos e dos metadados do sistema operacional em um volume de disco. Ou seja, o recurso avalia todo o disco rígido para encontrar e corrigir problemas.
Alguns desses erros de software podem ser entradas corrompidas na tabela mestre de arquivos (master file table, ou MFT), descritores de segurança incorretos associados a arquivos ou, até mesmo, informações de tamanho de arquivo ou carimbo de hora desalinhados sobre arquivos individuais. Veja, no tutorial completo a seguir, como usar o Chkdsk (Check Disk) para reparar problemas no Windows.
Como verificar um disco do Windows
Executar a ferramenta de verificação de disco do Windows a partir da área de trabalho é fácil. Veja como:
Passo 1. Abra o Explorer e acesse o item “Este Computador”. Em seguida, clique como botão direito do mouse no disco a ser verificado. No menu que será exibido, clique na opção “Propriedades”;

Passo 2. Na janela de propriedades, clique na guia “Ferramentas” e depois no botão “Verificar”;

Passo 3. Quando aparecer a janela “Verificação de Erro”, clique em “Verificar unidade”;

Passo 4. Aguarde o processo até finalizar. Depois que a ferramenta verificar sua unidade, se nenhum erro foi encontrado, basta clicar em “Fechar”.

INFORMÇÃO ADICIONAL: Agora saiba como usar o comando ChkDsk no prompt de comando
Para ter mais controle sobre o processo de verificação de disco, basta usar o ChkDsk no Prompt de comando. Se você estiver usando o Windows 8 ou Windows 10, essa é a única maneira de forçar a correção automática ou a procura por setores ruins.

Basicamente, o comando Chkdsk suporta um número de parâmetros opcionais, mas nesse tutorial será mostrado os dois mais importantes: /f e /r .
Se você usar somente o comando Chkdsk, o recurso irá verificar a sua unidade em modo de leitura, relatando erros, mas não tentará repará-los. Por esse motivo, o comando, geralmente, pode ser executado sem ter que reiniciar o PC.

Para usar o chkdsk com a intenção reparar os erros do sistema de arquivos lógicos durante a verificação, adicione o parâmetro ''/f''. Note que se a unidade tiver arquivos que estão em uso (e provavelmente terá), você será solicitado a agendar uma verificação para a próxima reinicialização.

Para usar o Chkdsk com a intenção de verificar se existem setores defeituosos, será necessário usar o parâmetro ''/r''. Ao usá-lo, o parâmetro ''/f'' é implícito, o que significa que chkdsk irá avaliar o disco procurando por erros lógicos e setores defeituosos.
Executar o ''Chkdsk /r'' traz uma análise mais completa que pode ser executada em um volume. E se você tiver algum tempo de sobra para a verificação de setores, é altamente recomendável executá-lo, pelo menos periodicamente.
Há outros parâmetros possíveis de usar com Chkdsk. Para conhecer todos, use-o da seguinte forma: ''chkdsk /?''.

Commentaires