Processo de Implantação Software / Fases
- automatisolucoes
- há 4 dias
- 3 min de leitura
Na Automa-TI a implantação é realizada de segunda a quinta-feira das 8h às 16h. Entretanto, no dia da “virada” do sistema pode ser necessário estender o horário para acompanhamento e fechamento da loja, o que será pré-programado em comum acordo entre a AUTOMA-TI e CLIENTE.

1–O processo de implantação é efetuado em fases, iniciando junto ao cliente um levantamento de pré-requisitos e necessidades do estabelecimento, seguindo o cronograma acima.
2– Caso o estabelecimento possua computadores os quais já possuam sistema próprio ou de terceiros o mesmo deverá passar por manutenção, no Windows, como limpeza ou em hardware, caso necessário formatação. Este procedimento visa deixar o computador apto a instalação do Software contratado.
3– O cliente está ciente que é necessário que os produtos estejam cadastrados, tributos preenchidos (NCM, ICMS, CST, CFOP, etc.), para que o Pontos de Vendas (PDV/Caixas) esteja apto a operar e efetuar vendas.
4– Informações referente a parte fiscal, como Regime Tributário, Alíquota ICMS, CSOSN, CST, CFOP, NCM, IPI, PIS/ COFINS, etc. O cliente deverá verificar e validar junto a contabilidade do estabelecimento.
5– Detalhamento dos principais processos: Instalação do Banco de Dados e do ERP de Gestão, parametrização, seleção do regime tributário do estabelecimento, treinamento de Cadastro de Produtos, teste de internet, havendo possibilidade, instalação de 1 (um) PDV para testes, carga de produtos e treinamento inicial de uso do PDV, Após a 1º fase será acordada com responsável do estabelecimento, uma data para a instalação dos demais caixas (caso houver), revisão dos processos iniciais e sanar possíveis dúvidas.
6– Caso o estabelecimento contratar o serviço de PDV e for emitir cupom fiscal deve possuir o equipamento SAT + Impressora Não Fiscal por PDV, no caso de Impressora Fiscal, segue-se o mesmo padrão. Lembrando que a legislação não obriga mais o estabelecimento possuir um SAT reserva. E a partir de 01/JAN/2026 o estado de São Paulo proibi a utilização do equipamento SAT, o estabelecimetno precisa adquirir a técnologia NFC-e, junto ao Certificado Digital Modelo A1. Para maiores informações acesse ao site do SEFAZ ou aqui em nosso blog procure pelo assunto NFCe.
7– Alterções de software/ Estrutura de Shopping / Máquinas de Cartão / Nuvem. Alterções de software, Todo processo que envolve alteração de software é demorado pois é verificado a necessidade, viabilidade, prazo, programação, documentação, versão de atualização(exe), testes, etc. As vezes um pequeno botão ou um relatório especifico pode levar meses para ficar pronto, uma vez que precisa verificar as tabelas qeu está nova função terá acesso, telas que irá aparecer, etc. Estrutura de Shopping, alguns processos podem levar mais de 15 dias, desde o ponto de acesso, internet, configuração de portas, rede e ajustes.
Máquinas de Cartão, configuração em uma máquina de cartão é um procedimento rápido, agora comunicação de rede(FTP) e alteração no app podem demorar, pois uma alteração precisa ser homologada, ser gerado uma imagem de testes, e lançada a atualização que é disponibilizada a todos os usuários no canal de aplicativo, não somente ao usuário especifico que solicitou alguma alteração, revisão.
ERP em Nuvem, geralmente é uma ferramente cara com custos acima de R$ 280,00 mensais pois envolve qual a prestadora de serviço (Amazon, Microsoft, Linude, etc), como o tipo de e quantidade de dados que serão armazenados. O prazo médio é de 10 dias uteis para acesso inicial + prazo de ajustes, como carga, log por exemplo. Deve-se ser instalado uma base em cada computador que terá acesso a nuvem, com configuração única para cada estação.
Para maiores informações referente a processos e prazos entre em contato com um de nosso consultores.
Atenciosamente,
Equipe Automa-TI
Comments